Li numa revista que serendipidade é uma das palavras mais difíceis de serem explicadas. Algumas pessoas usam sincronicidade como sinônimo, mas vai além.
Serendipidade é uma sucessão de acontecimentos não propositalmente ocasionados que nos leva a algo que já desejávamos ou que nem sabíamos que existia, mas depois de tomarmos conhecimento, passamos a entender o motivo de termos chegado até ali.
A vida é cheia de serendipismos, inclusive na ciência, como a queda da maçã que levou Isaac Newton a formular a Lei da Gravidade. E isso conecta-se perfeitamente com uma frase do cientista Louis Pasteur:
"O acaso favorece a mente preparada"
Assim, o acaso ganha sentido e torna-se "nada por acaso" ao estarmos despertos e abertos para cada experiência. Porque, a serendipidade é, sem dúvida, uma mistura de observação com criatividade e confiança de estar no fluxo e em conexão com as sincronicidades do universo!
Quem deseja aguçar a percepção e exercitar esse novo olhar, pode começar coletando provas de serendipidade na própria vida. Ela sempre deixa rastros!
Pense em um momento que foi especial para você. Agora, pense nas situações anteriores a ele que aparentemente não tem nenhuma uma ligação com o momento, mas que foram essenciais para a sua realização...
Como aquela viagem que te levou a conhecer pessoas que te levaram para outras viagens; aquele minuto que você atrasou e perdeu o elevador e por isso viu o anúncio de um serviço que você estava precisando; aquele encontro inesperado com um amigo que comentou exatamente sobre um projeto que você tinha em mente e decidiram então planejar isso juntos...
São "acasos" regados de sorte que nos fazem sentir que estávamos no lugar certo, na hora certa e isso pode estar acontecendo agora, lendo esse texto, afinal, todo momento pode ser parte de serendipismos que não descobrimos ainda.