O termo “consumo consciente” virou moda e não se trata, simplesmente, sobre comprar menos e, muito menos, sobre comprar barato. Comprar menos é consequência dos questionamentos que levantamos diante do ato de consumir e o preço de um produto deve refletir valores justos pela sua produção.
Consumo consciente também não é apenas sobre questões ambientais ou relacionado exclusivamente ao mercado da moda.
Consumo consciente é sobre buscar conhecimento sobre as camadas que envolvem o mercado: o impacto que indústria causa na natureza e na vida de todas as pessoas, os valores e práticas das empresas com as quais nos relacionamos, a forma que cuidamos dos objetos que temos, os motivos que nos leva a comprá-los e, por fim, o destino que damos ao que não iremos mais usar.
Parece complexo e, mergulhando a fundo nesse universo, é mesmo. Mas, um pouquinho de interesse pelo assunto é suficiente para repensarmos os nossos hábitos e o primeiro passo para transformarmos o nosso comportamento. Por isso também usamos o termo “consumo responsável”.
O dinheiro que investimos em um produto não está pagando apenas o produto. Está sustentando toda a sua operação, desde a extração da matéria prima e mão de obra, até chegar a nós. O que significa que, ciente ou não sobre cada etapa e como ela acontece, estamos financiando as práticas adotadas pelas empresas envolvidas em cada processo.
Mas, será que os valores dessas empresas são semelhantes aos nossos valores?
Consumo consciente e responsável é o ato de consumir tendo conhecimento do mercado para além do que os centros comerciais apresentam. É reconhecer a importância das nossas escolhas e os impactos que elas geram para escolher bem, fazer durar e reduzir os dados. Afinal, comprar também é um ato político!
O que as últimas três compras que você fez dizem sobre o mundo que você deseja viver?