O Modera é um projeto que nasceu com o propósito de inspirar um comportamento de consumo mais consciente e sustentável. Eu e minha sócia, Janaína Castro, buscamos fazer isso usando as roupas como ferramenta para abordar questões sociais relevantes que envolvem o meio ambiente e a indústria da moda - a quinta mais poluente do mundo!
Sua trajetória começou numa vila de contêineres, no Rio Vermelho, e cada detalhe foi pensado com profundidade: desde o nome até a reutilização de sacolas de outras marcas e o reuso de materiais encontrados no lixo em sua estrutura.
Portas velhas de guarda-roupa foram transformadas no balcão da loja, pela CRIA; latas de extrato de tomate viraram luminárias e um banheiro químico agora é o provador e o xodó dos clientes mais descolados.
Logo nos primeiros meses, o Modera ganhou destaque em Salvador, tornando-se pauta em importantes veículos de informação da cidade, como o Jornal Correio, o jornal A Tarde e alguns programas de TV, como o Mosaico Baiano da Rede Bahia e Chegue Mais da Aratu.
Durante dois anos e meio como brechó, eu e Jana realizamos mais de 15 eventos, superamos os desafios de empreender, aprendemos algumas lições, conhecemos pessoas especiais, vivemos momentos inesquecíveis e, sempre em busca de estarmos alinhadas com o que faz sentido para nós, decidimos escrever um novo capítulo dessa história.
Fechamos a loja do Rio Vermelho e, em meio à reforma de uma nova loja, decidimos interromper com os planos e mudar tudo, ou melhor, quase tudo: o propósito continua mesmo! Agora, como um projeto que vai além da venda de roupas, o Modera irá abraçar outras ações. Afinal, as roupas sempre foram uma ferramenta para dar voz ao que ao que, desde o início, acreditamos.
Quer saber mais? Siga o Modera no Instagram: @modera.eco

You may also like

Back to Top